Destaque PGR exige responsabilização de agentes de trânsito corruptos após acidentes fatais

PGR exige responsabilização de agentes de trânsito corruptos após acidentes fatais

O Procurador Geral da República (PGR), Américo Letela, manifestou a necessidade de responsabilizar os agentes reguladores de trânsito que permitiram a circulação de veículos de transporte de passageiros durante horários proibidos, resultando em acidentes com consequências trágicas.

Em declarações proferidas ontem em Gaza, Letela referiu-se especificamente aos agentes que falharam em intervir na circulação de transportes semi-colectivos, cuja operação deveria ser restringida entre as 21h e as 05h. “Estes agentes, que tinham a obrigação de impedir estas viaturas de circular, deixaram-nas continuar, o que culminou em acidentes fatais. Teremos de responsabilizá-los, pois é a única medida que nos resta”, afirmou.

As declarações do PGR surgem na sequência de dois acidentes ocorridos na segunda-feira (18), que resultaram na morte de 35 pessoas. Um dos acidentes, que teve lugar em Chongoene, causou a morte de 11 pessoas, enquanto o outro, na Manhiça, na província de Maputo, contabilizou 24 mortos.

Letela sublinhou que já não existem mais justificações para apelos à boa conduta dos agentes de trânsito. “Os apelos foram feitos repetidamente, mas chegou o momento de o Estado, como autoridade, reflectir sobre os comportamentos e condutas que devem ser corrigidos”, concluiu.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 20 de Agosto de 2025