Destaque México apreende 2,8 toneladas de cocaína em operações policiais

México apreende 2,8 toneladas de cocaína em operações policiais

Militares e agentes federais do México realizaram a apreensão de aproximadamente 2,8 toneladas de cocaína em três operações distintas, localizadas na fronteira com os Estados Unidos e ao largo da costa do Pacífico Sul.

Uma das operações teve lugar em San Luis Río Colorado, no noroeste do país, uma cidade adjacente ao estado do Arizona. As autoridades conseguiram detectar 1,3 toneladas de cocaína escondidas no tecto do compartimento de carga de um camião de mercadorias. O responsável pela segurança federal, Omar García Harfuch, anunciou, através das redes sociais, que o condutor do veículo foi detido e está à espera de decisão do procurador-geral.

Em outra operação, agentes da marinha apreenderam 900 quilos de cocaína em uma embarcação nas águas do Pacífico, próximo ao estado de Guerrero. Durante uma operação adicional na mesma região costeira, foram encontrados 601 quilos de cocaína a bordo de um navio. Os quatro membros da tripulação foram detidos.

O governo mexicano tem intensificado as suas acções contra as redes de tráfico de drogas, sob a pressão do Presidente dos Estados Unidos, que ameaça impor taxas alfandegárias ao país vizinho caso o tráfico de droga não seja combatido de forma eficaz.

Recomendado para si:  Adolescente de 13 anos mata o próprio pai durante discussão em Mulovote