Uma devastadora explosão numa fábrica de biocombustíveis localizada em Nebraska resultou na confirmação da morte de duas crianças e um adulto, que se encontravam desaparecidos desde o incidente.
As autoridades locais anunciaram o trágico desfecho enquanto equipas de bombeiros ainda se esforçavam para controlar as chamas, quase 24 horas após a explosão.
Joey Spellerberg, presidente da Câmara de Fremont, expressou sua dor em relação à situação: “O meu coração dói. É uma tragédia. Oramos por todas as famílias envolvidas”, comentou durante uma conferência de imprensa.
As duas meninas, com menos de 12 anos, aguardavam a saída de um funcionário da Horizon Biofuels para se dirigirem a uma consulta médica. Até ao momento, as autoridades não divulgaram os nomes das vítimas.
O incidente ocorreu por volta do meio-dia de terça-feira (29), causando a destruição do topo de uma alta torre da fábrica, expostos ferros retorcidos e paredes e telhados de metal amassados e carbonizados. Spellerberg revelou que as equipas de resgate avaliavam a possibilidade de colapso total da instalação, situação que tem dificultado o acesso aos locais afectados.
Carl Nielsen, do corpo de bombeiros voluntários, explicou que a instabilidade da estrutura tem sido um grande desafio para os esforços de combate ao incêndio. Apesar da chuva que caiu durante a noite, as chamas continuaram a arder, tornando o processo de extinção lento e complicado.
As autoridades ainda não têm uma estimativa sobre quando será possível recuperar os corpos das vítimas.