O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel aceitou um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. Trump expressou a expectativa de que o movimento palestiniano Hamas aceite os termos da trégua, alertando que a situação poderá agravar-se caso não o faça.
“Os meus representantes tiveram uma longa e produtiva reunião com os israelitas sobre Gaza. Israel concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual trabalharemos com todas as partes para pôr fim à guerra”, escreveu Trump na sua rede social, Truth.
Embora não tenha detalhado os termos propostos, o chefe de Estado norte-americano sublinhou a importância da aceitação do Hamas, com a mediação de países como o Qatar e o Egito. “Espero, para bem do Médio Oriente, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar – só vai ficar pior”, afirmou Trump.
Na última sexta-feira (27), Trump já havia indicado que um cessar-fogo entre Israel e o Hamas “estava próximo”, apesar da continuidade dos combates no terreno.
Se a trégua for confirmada, Trump destacou que este período poderá ser utilizado para negociar uma solução permanente para o conflito na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está agendado para se encontrar com o Presidente norte-americano na Casa Branca na próxima segunda-feira, 7 de Julho. Este encontro ocorre num momento em que Trump intensifica a pressão sobre o governo israelita para negociar tanto um cessar-fogo com o Hamas quanto um acordo para a libertação de reféns.