Na província da Zambézia, mais de sete mil professores enfrentam a incerteza relacionada ao pagamento de horas extras acumuladas ao longo deste ano.
Em resposta à situação, alguns educadores têm optado por paralisar as aulas como forma de reivindicação.
O director provincial da Educação, Casal Oficial, revelou que a situação está a ser monitorizada pelo sector, que procura encontrar uma solução. Por sua vez, o director provincial dos Serviços de Economia e Finanças explicou que, anteriormente, o pagamento das horas extras era realizado a nível central.
Contudo, desde Dezembro do ano passado, uma parte da dotação orçamental, estimada em 100 milhões de meticais, foi descentralizada para que os pagamentos fossem efectuados na província.
A conclusão deste processo de pagamento está dependente da situação económica do país, conforme indicado pelo director dos Serviços de Economia e Finanças. O Governo reafirmou o seu compromisso em liquidar toda a dívida com os funcionários públicos.