Pelo menos 82 pessoas perderam a vida devido às enchentes que devastaram o centro do estado americano do Texas durante o último fim-de-semana.
Entre as vítimas, constam 28 crianças no Condado de Kerr, onde 10 meninas e um conselheiro do Acampamento Mystic continuam desaparecidos.
O aumento do número de mortos foi reportado à medida que as autoridades locais de emergência intensificam os esforços de busca, resgate e recuperação. Em várias áreas afectadas, os cursos d’água começam a transbordar novamente, com previsões de mais chuvas na região.
O governador Greg Abbott alertou que as enchentes repentinas ocorridas no domingo (06) ainda poderão representar um risco para algumas localidades nos dias vindouros, devido à expectativa de “chuvas fortes”.
As equipas de resgate continuam à procura de 10 campistas e de uma monitora do Acampamento Mystic, situado nas proximidades do Rio Guadalupe. As operações de busca estão a ser realizadas tanto por terra como por via aérea, com a colaboração da Guarda Aérea Nacional do Texas, que utiliza drones militares para vigilância.
Registos indicam que as autoridades do Condado de Kerr já tinham considerado a instalação de sirenes de alerta de inundação, mas o plano não foi implementado.