Quatro homens, entre os quais se encontram membros ativos das Forças Armadas do Canadá, foram detidos sob a acusação de constituírem uma “milícia antigovernamental” e de planearem a ocupação forçada de terrenos na cidade de Quebec.
A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) anunciou as prisões na terça-feira (09).
Segundo as investigações, os detidos tinham a intenção de tomar o controlo de áreas na região da Cidade do Quebec, capital da província. As autoridades revelaram que os suspeitos realizaram uma série de treinamentos militares, incluindo exercícios de tiro, emboscadas, sobrevivência e navegação, além de uma operação de reconhecimento.
Um vasto arsenal foi confiscado durante as detenções, incluindo 83 armas, 16 dispositivos explosivos, 11 mil cartuchos de munição e cerca de 130 carregadores.
Três dos detidos enfrentam acusações relacionadas com a facilitação de actividades terroristas no país. Os acusados foram identificados como Marc-Aurèle Chabot, de 24 anos; Simon Angers-Audet, também de 24 anos; e Raphaël Lagacé, de 25 anos. O quarto indivíduo, Matthew Forbes, de 22 anos, é acusado de posse de armas de fogo e de dispositivos explosivos proibidos.