O ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, que ocupou o cargo entre 2002 e 2010, foi considerado culpado em um processo relacionado a suborno e corrupção.
A decisão, proferida pela juíza Sandra Liliana Heredia Aranda, do 44º Tribunal Penal de Bogotá, ocorreu na passada segunda-feira (28).
Segundo a magistrada, Uribe pressionou paramilitares colombianos, utilizando incentivos financeiros, para que alterassem os seus depoimentos em casos que o ligariam a grupos armados, os quais foram formados na década de 1980 com o intuito de combater as guerrilhas marxistas.
O ex-presidente enfrenta investigações desde 2018, sendo acusado pelo Ministério Público de fraude processual e corrupção passiva. Em 2020, Uribe chegou a ser detido, mas a ordem de prisão foi posteriormente revogada pela Suprema Corte da Colômbia.
Até ao momento, não existe uma previsão para a imposição de uma sentença definitiva ao ex-líder colombiano. Álvaro Uribe, que tem 73 anos, poderá enfrentar uma pena de até 12 anos de prisão.