Destaque Bolsonaro denuncia perseguição em carta aberta aos brasileiros

Bolsonaro denuncia perseguição em carta aberta aos brasileiros

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, divulgou uma carta aberta aos cidadãos brasileiros na segunda-feira (14), na qual expressa a sua convicção de que “o sistema” não apenas busca afastá-lo da política, mas também pretende eliminá-lo fisicamente. 

A missiva foi divulgada poucas horas antes de a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o parecer final sobre o caso em que Bolsonaro é acusado de cinco crimes, incluindo a tentativa de golpe de Estado, cuja condenação poderá resultar numa pena superior a 40 anos de prisão.

Na carta, Bolsonaro afirma que a sua situação actual reflete uma tentativa deliberada de destruição pessoal, destacando que as ameaças vão além da sua figura política. “O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: querem me destruir por completo, eliminar fisicamente, como já tentaram, para poderem, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar. Sem restar qualquer possibilidade de reacção”, escreveu o ex-presidente.

Recomendado para si:  Renamo reivindica título de "Pai da Democracia" para Afonso Dhlakama

Bolsonaro também menciona que as tentativas de silenciá-lo são feitas através da censura e de ameaças, apontando para a série de processos contra ele no STF. O caso mais relevante é aquele relacionado ao alegado golpe de Estado que teria tentado no final de 2022, após a derrota nas eleições para Lula da Silva. O ex-presidente alerta que o que está a acontecer consigo pode acontecer com qualquer cidadão.

“Querem silenciar quem se opõe. E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se enganem, se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você”, conclui Bolsonaro na sua declaração.