Um ataque de abelhas ocorrido no centro da cidade de Aurillac, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, resultou em 24 feridos, sendo que três deles se encontram em estado crítico.
O incidente teve lugar no domingo (06), conforme informou a Secretaria de Segurança Pública da região de Cantal.
Segundo a emissora francesa BFMTV, as vítimas sofreram reacções alérgicas graves e foram rapidamente transportadas para o hospital local. Entre os afectados, uma pessoa idosa sofreu um ataque cardíaco, mas recebeu assistência imediata e sobreviveu.
O ataque do enxame ocorreu entre as 9h30 e as 10h, nas proximidades do Grand Hôtel de Bordeaux, um estabelecimento que possui colmeias instaladas no seu terraço há mais de uma década. O prefeito Pierre Mathonier confirmou as circunstâncias do incidente durante uma conferência com a imprensa.
Uma testemunha do evento, uma mulher de 80 anos chamada Andrée, descreveu a cena de pânico que se instalou entre os transeuntes. “As pessoas estavam realmente em pânico”, relatou à rádio Franceinfo. Andrée, que estava em casa na altura, inicialmente não compreendeu a situação. “Vi duas jovens e um casal se debatendo. Uma jovem estava vestida apenas com sutiã e calcinha, completamente desorientada”, recordou.
Os bombeiros chegaram rapidamente ao local, prestaram socorro às vítimas e isolaram a área. “As pessoas se protegeram e todo o bairro foi isolado”, acrescentou Andrée, que, após o incidente, decidiu almoçar fora, fechando todas as janelas de sua casa por precaução, temendo a presença de mais abelhas.