A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido iniciou uma investigação após a morte de dez indivíduos que receberam injecções de Wegovy e Mounjaro para perda de peso.
Segundo o jornal The Mirror, a investigação decorre na sequência de centenas de relatos de problemas pancreáticos associados a estes tratamentos.
O sistema conhecido como “Cartão Amarelo”, que regista informações sobre efeitos secundários de medicamentos e vacinas, emitiu um alerta para que pessoas que apresentem sintomas de pancreatite após a administração destas injecções forneçam amostras de ADN para análise. Esta medida foi implementada após um apelo do governo britânico para aumentar a disponibilidade de injecções com o intuito de combater a obesidade no país, um problema mais prevalente em áreas com elevados índices de desemprego.
O professor Matt Brown, director científico da Genomics England e investigador do estudo, enfatizou que todos os medicamentos têm potenciais efeitos secundários e acredita que é possível minimizar estes riscos, considerando que muitas reacções adversas podem ter uma origem genética. As injecções para emagrecer actuam retardando a digestão e reduzindo o apetite, levando à diminuição da sensação de fome.
O primeiro caso de morte relacionado com a administração das injecções foi registado em Setembro de 2024, quando Susan McGowan faleceu após receber duas injecções de Mounjaro.
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que provoca dor abdominal intensa, podendo irradiar-se para as costas. Outros sintomas incluem náuseas, vómitos, febre e batimentos cardíacos acelerados.
Dados da MHRA indicam que surgiram 181 casos de pancreatite aguda ou crónica associados à injecção Mounjaro, resultando em cinco mortes; no que respeita ao semaglutide, também conhecido como Ozempic para diabetes e Wegovy para obesidade, foram reportados 113 casos com uma morte; a injecção Saxenda está ligada a 116 casos de pancreatite e uma morte; por último, o Exenatide foi associado a 101 casos semelhantes, com três mortes registadas.