Um workshop multidisciplinar dedicado ao cancro, destinado à partilha de experiências no tratamento da doença.
Este evento conta com a presença de especialistas de diversas áreas da saúde, incluindo médicos cirurgiões, radiologistas, terapeutas e clínicos gerais, provenientes de várias instituições nacionais e internacionais, em colaboração com o Ministério da Saúde (MISAU).
A responsável pelo Programa Nacional de Controlo do Cancro e directora Científica e Pedagógica do Hospital Central de Maputo (HCM), Cesaltina Lorenzoni, destacou que a escassez de médicos qualificados para o tratamento de diferentes tipos de cancro é uma preocupação significativa em Moçambique.
Lorenzoni sublinhou a importância de uma abordagem multidisciplinar, que antes não era praticada. “No caso de um doente com cancro do colo do útero, não intervém apenas o cirurgião. É fundamental o envolvimento de terapeutas, assistentes sociais, e especialistas na gestão da dor, entre outros profissionais. Esta abordagem transforma a qualidade da assistência prestada aos pacientes”, afirmou.
O workshop foi idealizado em colaboração entre o MISAU, o HCM, o MD Anderson Center – o maior hospital especializado em cancro do mundo, situado nos Estados Unidos, e outras instituições de renome internacional, com o intuito de promover o desenvolvimento desta prática em Moçambique.
O HCM, reconhecido como hospital de referência no país, tem-se destacado na área assistencial, na formação e na investigação. A instituição é a única em Moçambique a disponibilizar radioterapia e tem realizado cirurgias complexas em doentes oncológicos. Actualmente, conta com 303 médicos em formação nas diversas especialidades médicas.
Participam neste workshop cerca de 60 profissionais de saúde de instituições de vários países, incluindo Estados Unidos, Brasil, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Quénia, Gâmbia, Etiópia, Ruanda e Nigéria.
Moçambique iniciou a sua abordagem multidisciplinar no tratamento do cancro em 2016, com o objectivo de aperfeiçoar continuamente esta prática, alinhando-se com as melhores metodologias implementadas globalmente.