O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se sobre o recente ataque do Irão a uma base militar norte-americana localizada no Qatar, considerando-o “muito fraco”.
Em uma declaração feita ontem, Trump agradeceu ao Irão pelo aviso prévio que recebeu sobre o ataque, o que, segundo ele, permitiu evitar possíveis consequências mais graves.
Paralelamente, Trump anunciou que o Irão e Israel chegaram a um acordo de cessar-fogo que entraria em vigor a partir de hoje. No entanto, esta informação foi prontamente desmentida pelas autoridades iranianas, que não reconheceram qualquer acordo nesse sentido.
A escalada do conflito iniciou a 13 de Junho, quando Israel lançou um ataque a Teerão, com o intuito de destruir instalações nucleares e militares do país. Em resposta, o Irão contra-atacou, alvejando Tel-Aviv, a capital israelita.
No último domingo (22), a intervenção dos EUA na situação tornou-se evidente, com um novo ataque dirigido ao Irão, com objectivos semelhantes aos de Israel, focando na desarticulação do programa nuclear iraniano.