Internacional Centenas protestam em Barcelona contra o crescente impacto do turismo

Centenas protestam em Barcelona contra o crescente impacto do turismo

Cerca de 600 pessoas organizaram uma manifestação nas ruas de Barcelona, expressando a sua indignação em relação ao turismo de massas na cidade.

O protesto, impedido pela polícia de se dirigir à Sagrada Família, foi promovido pela Assembleia de Bairros pelo Decréscimo Turístico.

Os manifestantes marcharam em direcção ao mar, aproveitando para contestar o recente anúncio do projecto de ampliação do aeroporto de El Prat, iniciativa do governo que tem gerado controvérsia entre os residentes e defensores do turismo sustentável. A manifestação contou com a presença de integrantes do partido dos Comuns e da Candidatura Unidade Popular.

Após aproximadamente uma hora de desfile pelas ruas do bairro de Eixample, os Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha, interromperam a marcha no cruzamento das ruas Roselló e Sicilia, a poucos quarteirões da famosa Sagrada Família. Em resposta, os manifestantes decidiram continuar a marcha, comprometendo-se a não se aproximar da área do templo.

Fontes policiais, citadas pela agência EFE, afirmaram que a decisão de impedir a manifestação de avançar visava minimizar o impacto sobre os moradores e turistas, uma vez que a acção já se prolongava pelas ruas da cidade.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026