O Vaticano anunciou oficialmente que a missa de inauguração do pontificado de Leão XIV será celebrada no dia 18 de Maio.
A cerimónia, que se prevê de grande importância, contará com a presença de delegações e chefes de Estado de todo o mundo, marcando assim um momento significativo para a Igreja Católica e seus fiéis.
Esta missa servirá como uma tomada de posse formal do novo Papa, que sucede a Francisco, falecido a 21 de Abril, aos 88 anos. Após a celebração, Leão XIV realizará a sua primeira audiência geral com os fiéis no dia 21 de Maio, dando início à sua missão pastoral.
Três dias após a audiência, a 24 de Maio, o novo Papa reunirá com a Cúria Romana e os responsáveis do Vaticano, onde discutirá os próximos passos da sua liderança. O Vaticano revelou ainda que Leão XIV solicitou a todos os chefes de gabinete, cujos cargos foram tecnicamente descontinuados com a morte do seu antecessor, que retornassem ao trabalho até que novas ordens sejam dadas.
O novo líder da Igreja Católica expressou a intenção de dedicar tempo à “reflexão, oração e diálogo” antes de tomar decisões definitivas, numa abordagem que visa assegurar uma condução ponderada e eficaz dos assuntos da Igreja.
O cardeal norte-americano Francis Robert Prevost foi eleito como Papa Leão XIV durante o conclave realizado na quinta-feira, sucedendo a Francisco. Uma das primeiras tarefas do novo Papa será a escolha de um secretário de Estado do Vaticano, bem como a reestruturação dos principais órgãos curiais.
Vale recordar que Francisco também decidiu, após a sua eleição em Março de 2013, manter provisoriamente os líderes da Cúria antes de as suas escolhas definitivas serem anunciadas.