O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, através da sua conta na Truth Social, que Edan Alexander, um refém americano-israelense do Hamas, de 21 anos, está a caminho de casa após ter sido libertado.
O anúncio foi feito no domingo (11), e marca um momento significativo no contexto da actual tensão entre Israel e o grupo terrorista.
“É com grande satisfação que informo que Edan Alexander, um cidadão americano mantido refém desde Outubro de 2023, está voltando para casa, junto da sua família. Sou profundamente grato a todos os que contribuíram para a realização desta notícia monumental”, escreveu Trump, expressando alívio e gratidão pelo desfecho positivo da situação.
O ex-presidente caracterizou a libertação de Alexander como um “passo dado de boa-fé” por parte do Hamas, em relação aos Estados Unidos e aos esforços de mediação realizados pelo Catar e pelo Egito, que visam encerrar a guerra brutal e assegurar o regresso de todos os reféns vivos ou a recuperação dos restos mortais dos que perderam a vida.
“Espero que este seja apenas o primeiro de muitos passos necessários para pôr fim a este conflito brutal. Aguardo com grande expectativa o dia de celebração que isso trará”, concluiu Trump, sublinhando a esperança de um futuro mais pacífico na região.