O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, refutou veementemente as acusações de que estaria a “recuar” na imposição de tarifas comerciais.
Em declarações na Casa Branca, Trump defendeu que os adiamentos e as decisões em torno das tarifas são, na verdade, uma estratégia de negociação calculada.
A questão surgiu a propósito do termo “TACO trade”, popularizado em Wall Street para descrever as flutuações do mercado provocadas pelos seus anúncios de imposição e subsequente suspensão de tarifas. “TACO” é uma sigla que, segundo alguns, significa “Trump acobarda-se sempre” ou, em inglês, “Trump Always Chickens Out”.
Visivelmente irritado com a sugestão, Trump dirigiu-se a um jornalista: “Porque impus à União Europeia uma tarifa de 50%, eles ligaram e disseram: ‘Por favor, vamos reunir-nos agora mesmo’. E eu disse-lhes: ‘Tudo bem, dou-vos prazo até 9 de Julho'”. E acrescentou de forma assertiva: “Você chama a isso recuar. (…) Chama-se negociação”.
O termo “TACO trade” foi primeiramente veiculado numa coluna do prestigiado jornal “Financial Times” no início de Maio. O ex-presidente expressou a sua frustração com a interpretação negativa das suas tácticas: “O triste é que agora, quando chegar a um acordo com eles [a União Europeia] que seja muito mais razoável, vão dizer: ‘Oh, ele acobardou-se, acobardou-se’. É incrível”, criticou.
Trump aproveitou ainda a oportunidade para repreender o jornalista pela pergunta, classificando-a como “desagradável”.