Internacional Trump anuncia tarifa de 100% para filmes estrangeiros em defesa da indústria...

Trump anuncia tarifa de 100% para filmes estrangeiros em defesa da indústria americana

epa12037883 US President Donald Trump meets fishermen and women from American Samoa as he signs a proclamation expanding fishing rights in the Pacific islands in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 17 April 2025. EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite de domingo uma medida contundente que visa taxar em 100% todos os filmes produzidos fora do país. 

Em um comunicado, o mandatário expressou sua preocupação com a situação da indústria cinematográfica norte-americana, que, segundo ele, está “morrendo uma morte muito rápida”.

Trump argumentou que a Hollywood está a ser severamente prejudicada pela concorrência internacional, afirmando que “outros países estão oferecendo todo tipo de incentivo para levar nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos”. A afirmação vem acompanhada de um apelo à protecção da indústria cultural estadunidense, que, segundo o presidente, está a ser “devastada”.

Para implementar esta nova política, Trump revelou ter autorizado o Departamento do Comércio a iniciar o processo de criação de uma tarifa de 100% sobre qualquer filme estrangeiro que chegue ao mercado norte-americano.

Contudo, o presidente não especificou como essa taxação será aplicada, uma vez que os filmes são actualmente distribuídos por diversas plataformas, incluindo cinemas, canais de televisão a cabo e serviços de streaming.

Recomendado para si:  Zelensky aplaude acordo em Gaza e manifesta esperança de paz na Ucrânia