O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) anunciou a detenção de três indivíduos na cidade de Nacala, província de Nampula, por envolvimento no abate e tráfico ilegal de pangolim, uma espécie protegida por lei.
A operação decorreu na última sexta-feira, quando os suspeitos foram apanhados em flagrante a tentar vender o animal.
Em conferência de imprensa, a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, revelou que a detenção ocorreu enquanto os indivíduos tentavam realizar a transacção por valores monetários. “Quando se aperceberam da presença da polícia, um deles acabou por fugir,” informou Tsinine, destacando a rapidez da intervenção das autoridades.
A porta-voz expressou a sua preocupação em relação ao aumento dos crimes ambientais na região, sublinhando que este é já o segundo caso de detenção de indivíduos envolvidos em tráfico de espécies protegidas na província. “A comercialização ilegal de fauna não se restringe apenas à cidade portuária de Nacala, mas é uma problemática que afecta todo o país. Em Nampula, este é o segundo caso em que Nacala regista detenções relacionadas com este crime,” acrescentou.