Destaque Rússia afirma estar aberta à paz após rejeição de proposta ucraniana

Rússia afirma estar aberta à paz após rejeição de proposta ucraniana

O Kremlin manifestou que o presidente Vladimir Putin está aberto a encerrar a guerra na Ucrânia, apesar da recente rejeição da proposta ucraniana para a extensão de um cessar-fogo unilateral de três dias — programado para ocorrer de 8 a 10 de Maio — para um período de 30 dias.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, declarou que, embora a Rússia esteja disposta a considerar métodos políticos e diplomáticos para resolver o conflito, a complexidade da situação dificulta alcançar um progresso rápido nas negociações com os Estados Unidos, que anseiam por um avanço significativo.

“Temos um trabalho intenso a acontecer com os Estados Unidos, mas a natureza complicada do conflito faz com que seja difícil alcançar resultados rápidos”, afirmou Peskov, reiterando a abertura de Putin para um diálogo pacífico.

Em resposta aos últimos desenvolvimentos, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, manifestou a disponibilidade de Kiev para negociações de paz em qualquer formato, desde que Moscovo aceite um cessar-fogo incondicional.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a trégua unilateral proposta por Putin, classificando-a como uma “tentativa de manipulação”. Em contrapartida, o porta-voz do Kremlin afirmou que a falta de uma “resposta directa” por parte da Ucrânia à pausa de três dias proposta por Putin, tida como um “gesto de boa vontade”, configurava, na verdade, uma manipulação.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas