Internacional Kyiv acusa Rússia de ataques aéreos com mais de 100 ‘drones’ durante...

Kyiv acusa Rússia de ataques aéreos com mais de 100 ‘drones’ durante a noite

A Ucrânia denunciou a Rússia por ter lançado 108 ‘drones’ sobre o seu território na noite de domingo, desconsiderando a proposta de trégua de 30 dias que líderes europeus, incluindo os presidentes de França, Reino Unido, Alemanha e Polónia, esperavam que Moscovo declarasse.

Segundo a Força Aérea ucraniana, 55 ‘drones’ do modelo Shahed, de fabrico iraniano, foram interceptados em várias regiões da Ucrânia, incluindo o leste, norte, sul e centro do país. Durante a operação, também foram abatidos 30 ‘drones’ não armados, destinados a confundir as defesas ucranianas, sem que estes causassem danos adicionais.

Os ataques resultaram em danos significativos nas regiões de Odessa e Mikolaiv, no sul, bem como em Donetsk, no leste, e em Jitomir, no centro da Ucrânia. Os líderes europeus, que se reuniram em Kyiv no sábado, reafirmaram o seu apoio ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e exigiram um cessar-fogo incondicional, ameaçando a Rússia com novas sanções caso rejeitasse a proposta.

Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que as partes estabelecessem contactos directos na Turquia para discutir a situação, sem que um cessar-fogo fosse previamente acordado. Zelensky, por sua vez, reiterou a necessidade urgente de uma trégua e manifestou a intenção de aguardar pessoalmente por Putin na Turquia na próxima quinta-feira.

Recomendado para si:  Elon Musk expressa arrependimento por críticas a Donald Trump