Sociedade Inverno de 2025 poderá ser mais ameno devido às mudanças climáticas, prevê...

Inverno de 2025 poderá ser mais ameno devido às mudanças climáticas, prevê INAM

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) anunciou que o Inverno de 2025 deverá ser menos intenso em todo o país, uma previsão que se encontra ligada a dinâmicas atmosféricas e às alterações climáticas que têm afectado a região.

Segundo o instituto, as noites dos meses de Junho, Julho e Agosto poderão registar temperaturas superiores a 25 graus Celsius, o que representa uma ligeira alteração em relação aos padrões habituais. Luís Chongue, investigador na área do Clima do INAM, sublinhou que, apesar deste prognóstico mais ameno, é possível que em certos dias haja uma queda acentuada das temperaturas, o que tornará necessário o uso de agasalhos.

Chongue destacou ainda a tendência observada nos últimos anos, que aponta para uma redução das temperaturas mais baixas em Moçambique, citando 2024 como o ano mais quente dos últimos 50 anos. Esta alteração climática tem gerado preocupações, especialmente no que diz respeito à saúde pública.

Embora a previsão indique um Inverno menos rigoroso, há um risco associado ao surgimento de doenças típicas da época, como as infecções respiratórias. O INAM recomenda que a população priorize o uso de vestuário quente, mesmo durante o dia, bem como a adopção de uma dieta que fortaleça o sistema imunológico.

Recomendado para si:  LAM prepara renovação da frota com contratação de cinco novos Boeing 737-700

Além disso, os especialistas aconselham a prática de exercícios físicos regulares, uma vez que favorecem a circulação sanguínea e ajudam a manter a saúde durante os meses mais frios.