O vulcão do monte Lewotobi Laki-laki, localizado na ilha das Flores, Indonésia, expeliu uma coluna de cinzas que ultrapassou um quilómetro de altura, levando as autoridades a colocarem a região em alerta máximo.
O Departamento de Vulcanologia indonésio anunciou, através de um comunicado divulgado na noite de domingo, que o nível de alerta do vulcão foi elevado para o máximo numa escala de quatro, em virtude do aumento significativo da actividade vulcânica, que incluiu oito erupções durante o fim-de-semana, sendo uma delas capaz de lançar cinzas a uma altitude de 5,5 quilómetros.
Muhammad Wafid, director da agência responsável, informou que “não serão permitidas actividades num raio de seis quilómetros em torno do vulcão”, acrescentando que na área a noroeste-nordeste, a zona de segurança se estende até sete quilómetros da cratera. O especialista apelou ainda às comunidades nas proximidades para manterem a calma, utilizem máscaras faciais e estejam atentas a possíveis fluxos de lava.
Em Fevereiro passado, durante um episódio semelhante de actividade crescente, as autoridades já haviam ordenado a evacuação dos residentes de seis cidades nas imediações. Na ocasião, o Lewotobi Laki-Laki expulsou nuvens de cinzas que atingiram cerca de oito quilómetros de altura, resultando no cancelamento de pelo menos sete voos na popular ilha turística de Bali.
A ilha das Flores, que serve de ponto de partida para inúmeras excursões, especialmente para o Parque Nacional de Komodo, situa-se a aproximadamente 800 quilómetros a leste de Bali. Com uma altura de 1.703 metros, o vulcão já tinha registado várias erupções em Novembro, que resultaram na morte de nove pessoas, ferimentos em 31 e na evacuação de 11 mil cidadãos.