Destaque Índia lança mísseis contra o Paquistão em retaliação a massacre na Caxemira

Índia lança mísseis contra o Paquistão em retaliação a massacre na Caxemira

A situação entre Índia e Paquistão escalou drasticamente na manhã de quarta-feira, quando a Índia lançou a “Operação Sindoor”, disparando mísseis contra várias áreas controladas pelo Paquistão. 

A ofensiva, que ocorre em retaliação ao ataque ocorrido no mês passado em Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia, resultou na morte de pelo menos oito pessoas, incluindo uma criança. O líder paquistanês classificou a ação como um “acto de guerra”.

Segundo as autoridades indianas, os mísseis foram dirigidos a instalações usadas por militantes que, supostamente, estiveram envolvidos no massacre de turistas na região da Caxemira.

Em contrapartida, um comunicado do exército indiano revelou que os bombardeamentos aéreos paquistaneses causaram a morte de, pelo menos, três civis na mesma região.

As relações entre os dois países, ambos dotados de armamento nuclear, deterioraram-se severamente após o atentado em Pahalgam, que resultou na morte de 26 pessoas. A Índia atribui este ataque ao apoio que o Paquistão prestaria a grupos militantes.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua “profunda preocupação” em relação às operações militares da Índia na fronteira com o Paquistão, apelando à máxima contenção de ambas as partes nesta crise crescente.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação