Internacional Houthis realizam novo ataque ao aeroporto Ben Gurion em Israel

Houthis realizam novo ataque ao aeroporto Ben Gurion em Israel

O grupo rebelde iemenita, conhecido como Houthis, confirmou através de um comunicado oficial que executou um ataque com um míssil hipersónico contra o aeroporto internacional de Ben Gurion, o mais movimentado de Israel. 

A ofensiva ocorreu na quinta-feira e faz parte da campanha do grupo contra o governo israelense e as operações militares na Faixa de Gaza.

Segundo as informações divulgadas pelos Houthis, esta ação é uma resposta ao que consideram agressões israelenses, num contexto onde o conflito na região já resultou na morte de mais de 50 mil pessoas desde Outubro do ano passado. O porta-voz da organização, Yahya Saree, afirmou que o ataque teve como objectivo interromper as operações do aeroporto e forçar a população israelita a buscar abrigo em bunkers de emergência.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a ocorrência do ataque, mas informaram que o míssil foi interceptado antes de causar danos significativos.

No entanto, a situação levou diversas pessoas, incluindo o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, a se refugiarem em abrigos. Huckabee partilhou a sua experiência em uma publicação na plataforma X, onde responsabilizou o Irão pelos ataques, afirmando: “Acabamos de sair do abrigo depois que as sirenes nos mandaram para um bunker por causa de um míssil balístico Houthi. Todos os mísseis são uma cortesia do Irã. Eles odeiam Israel, e nunca se esqueçam de que eles odeiam os EUA”.

Recomendado para si:  Intensos bombardeamentos de Israel em Gaza fazem quase 80 mortos e centenas de feridos