O exército de Israel declarou o início de “operações terrestres extensas” em toda a Faixa de Gaza, abrangendo tanto a região norte como a sul. Esta ofensiva faz parte de uma nova campanha denominada “Operação Carruagens de Gideão”.
De acordo com informações veiculadas por agências de notícias, os ataques aéreos israelitas já resultaram na morte de mais de 100 pessoas em Gaza apenas neste domingo. Os militares israelitas comunicaram que eliminaram dezenas de combatentes do Hamas e atingiram mais de 670 alvos em ataques preliminares realizados durante a semana anterior.
Profissionais de saúde na região relataram que centenas de vítimas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas nos últimos dias, com quase uma centena de corpos a chegar aos hospitais neste dia.
O exército de Israel indicou que a campanha conta com a participação de soldados em serviço activo e reservistas. “As Forças de Defesa de Israel (IDF) continuarão a operar contra as organizações terroristas na Faixa de Gaza conforme necessário, a fim de defender os civis israelitas”, pode ler-se no comunicado emitido.