Destaque Ataque do Boko Haram na Nigéria resulta em nove mortes

Ataque do Boko Haram na Nigéria resulta em nove mortes

Um ataque perpetrado pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram à aldeia de Gajibo, situada no estado de Borno, na Nigéria, resultou na morte de pelo menos nove civis. As informações foram confirmadas por autoridades locais.

Rawa Gana Modu, administrador político do distrito de Dikwa, relatou que os insurgentes invadiram a aldeia a pé na noite de quinta-feira, disparando contra os moradores e envolvendo-se em confrontos com uma milícia que actua em colaboração com o exército nigeriano. “Insurgentes do Boko Haram mataram nove pessoas, incluindo dois civis membros da milícia, e feriram várias outras”, afirmou Modu.

As forças armadas da cidade vizinha de Dikwa intervieram e conseguiram expulsar os atacantes da aldeia. Modu acrescentou que, durante os confrontos, pelo menos dez insurgentes também perderam a vida.

Nos últimos meses, o Boko Haram e o seu grupo rival, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), intensificaram os ataques a bases militares e comunidades no estado de Borno, bem como nos estados adjacentes de Adamawa e Yobe. Na mesma sexta-feira, o exército nigeriano anunciou a morte de 16 fundamentalistas que tentaram atacar uma base militar em Damboa, também em Borno. As tropas, apoiadas por aeronaves, conseguiram repelir os agressores após duas horas de combate.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

O conflito, que se arrasta há 16 anos, já resultou na morte de mais de 40 mil pessoas e desalojou cerca de dois milhões de indivíduos no nordeste da Nigéria, conforme dados das Nações Unidas. A violência também se espalhou para países vizinhos, como Níger, Chade e Camarões, levando à formação de uma coligação militar regional com o objectivo de combater os grupos extremistas islâmicos.