Destaque Seis detidos por roubo e vandalização de linha férrea em Moçambique

Seis detidos por roubo e vandalização de linha férrea em Moçambique

A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou a detenção de seis indivíduos suspeitos de roubo e vandalização da linha férrea que liga a cidade da Beira a Machipanda, situada na região centro do país.

Segundo as declarações do porta-voz da PRM na província de Sofala, Dércio Chacate, os detidos foram apanhados em flagrante no distrito de Nhamatanda, na posse de carris que pertencem à empresa Caminhos de Ferro de Moçambique.

As autoridades suspeitam que os arrestados integrem uma rede criminosa organizada, dedicada a este tipo de actividades ilícitas.

“Os indivíduos são indiciados de associação criminosa, uma vez que se uniram com a intenção de cometer crimes e foram encontrados equipados com material, como maçaricos e botijas de gás, que pretendiam utilizar para o corte da linha férrea”, explicou Dércio Chacate durante uma conferência de imprensa na cidade da Beira.

O porta-voz sublinhou que a detenção foi facilitada graças à colaboração da população local, que denunciou as actividades suspeitas, permitindo uma pronta intervenção da PRM.

Recomendado para si:  Renamo reivindica título de "Pai da Democracia" para Afonso Dhlakama

“Queremos assegurar que o trabalho de combate a estes crimes continuará a ser intensificado, pois a situação de furto e vandalização dos carris nos caminhos-de-ferro é uma preocupação não só pelos bens patrimoniais afectados, mas também pelo perigo que a alteração ou adulteração do funcionamento normal da linha ferroviária pode representar para as comunidades”, destacou Chacate.