Sociedade Moçambique lança sistema de contratação pública electrónica para modernização administrativa

Moçambique lança sistema de contratação pública electrónica para modernização administrativa

O Governo de Moçambique lançou um inovador Sistema de Contratação Pública Electrónica (e-GP), com o objectivo de modernizar o processo de aquisição pública, promovendo uma gestão mais transparente, eficiente e rastreável dos recursos públicos.

A cerimónia de lançamento, presidida pela Ministra das Finanças, Carla Louveira, foi marcada por um forte compromisso governamental com a transformação digital da administração pública. “Este é um passo desafiador para o nosso país, que evidencia o nosso compromisso inegociável com a modernização, eficiência e desenvolvimento de Moçambique”, declarou a ministra.

O evento contou ainda com a presença do Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, que destacou a relevância estratégica deste projecto. Muchanga sublinhou que a transformação digital é um pilar essencial para o crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país, prometendo uma melhoria significativa na prestação de serviços aos cidadãos.

Durante a sua intervenção, o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, enfatizou que a transição para um modelo digital representa uma verdadeira revolução nas relações entre o Estado e o sector privado. Vuma destacou ainda que a implementação do Projecto GEPRES – Gestão de Recursos Públicos para Prestação de Serviços, oferece uma oportunidade histórica para Moçambique aumentar a sua eficiência e atractividade para investimentos.

Recomendado para si:  Construção de 12 novas pontes no Niassa inicia este ano

O sistema e-GP permitirá a digitalização de todas as fases do ciclo de contratação pública, desde a planificação até ao registo de execução e pagamento. A nova plataforma foi projectada para facilitar uma maior participação do sector privado, especialmente das pequenas e médias empresas, ao mesmo tempo que visa reduzir as barreiras burocráticas que tradicionalmente dificultam o acesso aos contractos públicos.

Destaques da semana