Destaque General Brice Nguema vence eleições presidenciais no Gabão

General Brice Nguema vence eleições presidenciais no Gabão

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O general Brice Oligui Nguema, líder da junta militar que tomou o poder no Gabão após o golpe de Estado em 2023, consagrou-se vencedor das eleições presidenciais realizadas no passado sábado (12), alcançando uma impressionante maioria de 90,35% dos votos. 

Com este resultado, termina oficialmente a longa dinastia Bongo que governou o país durante décadas.

Os resultados provisórios, anunciados na noite de domingo, pelo presidente da Comissão de Eleições e ministro do Interior do Gabão, Hermann Immongault, confirmaram a vitória de Nguema com um total de 575.222 votos. Apesar de ainda restarem alguns votos a contabilizar, a margem obtida pelo general foi clara e inquestionável.

O general Brice Clotaire Oligui Nguema, de 50 anos, enfrentou, entre outros, o ex-primeiro-ministro Alain Claude Bilie-By-Nze, que obteve apenas 3% dos votos. Os restantes seis candidatos não conseguiram ultrapassar a marca de 1%, demonstrando assim a forte preferência popular por Nguema.

O Ministério do Interior do Gabão registou uma elevada taxa de afluência às urnas, com 87,21% dos cerca de 920.000 eleitores, incluindo mais de 28.000 estrangeiros, a participarem nas eleições, que tiveram lugar em mais de 3.000 assembleias de voto por todo o país.