O Estádio da Machava, um importante recinto desportivo da capital, estará pronto para acolher jogos de futebol entre Outubro e Novembro deste ano, conforme anunciou Agostinho Langa, Presidente do Conselho de Administração do CFM, proprietário do estádio.
A declaração foi feita durante uma visita teleguiada realizada pelo Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, acompanhado pelo Presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
A visita teve como objectivo inspeccionar o andamento das obras, que visam preparar o estádio para receber não apenas as selecções nacionais, mas também jogos dos clubes no âmbito do Moçambola. Durante a inspecção, Agostinho Langa apresentou um panorama das intervenções a decorrer no recinto, que incluem melhorias significativas nas áreas dos balneários, túnel de acesso, zona de imprensa, tribuna, bancadas, piso e iluminação.
Entre as alterações destacadas, as bancadas do estádio receberão novas cadeiras plásticas, aumentando a capacidade total para 45 mil espectadores. Além disso, o piso será refeito com relva natural, substituindo a relva sintética utilizada até 2022, reafirmando o compromisso com a qualidade do terreno de jogo. A iluminação do estádio será igualmente renovada, permitindo a realização de jogos nocturnos.
Como parte das actualizações, será implementado um sistema de vídeo-vigilância e um espaço dedicado ao vídeo-árbitro, assim como uma pista de atletismo em tartan, com o intuito de receber competições nacionais e internacionais.
Apesar dos progressos, Langa alertou que as obras ainda não estão totalmente finalizadas, estando actualmente em 70% de execução. A expectativa é que o Estádio da Machava possa voltar a ser utilizado para jogos oficiais entre Outubro e Novembro, coincidindo com as celebrações dos 101 anos da colectividade.
Entretanto, embora exista a possibilidade de o espaço ser utilizado em Junho para as comemorações dos 50 anos da independência nacional, Langa enfatizou que não será viável a realização de jogos nessa data. “Se essa for a intenção, o campo estará em condições para as celebrações, mas para o futebol, não. A relva só será colocada após esses eventos, e precisamos de três meses para que ela se solidifique. Portanto, não devemos considerar que o campo estará pronto para jogos a 25 de Junho”, afirmou o presidente dos “locomotivas” da capital.