Um casal de cidadãos russos foi detido na ilha espanhola de Maiorca, suspeito de liderar uma rede internacional dedicada à venda de espécies protegidas, incluindo tigres brancos, pumas e leopardos.
A operação, realizada pela Guardia Civil, iniciou em Março de 2024, após informações recebidas pelo Serviço de Protecção da Natureza sobre as actividades suspeitas do casal.
De acordo com um comunicado divulgado na passada segunda-feira, as investigações revelaram um esquema complexo que envolvia criadores, transportadores e veterinários, com o intuito de comercializar animais exóticos através das redes sociais. Durante uma busca na residência do casal, as autoridades encontraram 19 animais, incluindo um caracal, dois servais e 16 gatos híbridos. Além disso, foram apreendidos 40 passaportes de animais provenientes de países como Rússia, Bielorrússia e China.
A Guardia Civil informou que o casal era bastante activo nas redes sociais e tinha um contacto frequente com potenciais compradores de várias partes do mundo, estabelecendo um mercado clandestino para a venda de espécies ameaçadas. Um dos casos mais alarmantes foi a proposta de venda de uma pantera, avaliada em 60 mil euros.