O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro fez declarações contundentes durante um protesto que atraiu milhares de apoiantes na cidade de São Paulo, no domingo.
Os manifestantes exigiam amnistia para os condenados pelos ataques ocorridos a 8 de Janeiro de 2023 em Brasília, que resultaram em repercussões legais para mais de 1.400 apoiantes do ex-Presidente.
“Nós temos esperança. O movimento é pela liberdade das pessoas de bem – mães, pais, irmãos e avós, pessoas que nunca pegaram armas na vida e que estão entre os condenados e respondendo a processos”, afirmou Bolsonaro, referindo-se aos indivíduos detidos após os violentos ataques às sedes dos Três Poderes e que estão a ser julgados por vários crimes.
O ex-Presidente, que continua a ser uma figura polarizadora no Brasil, expressou optimismo em relação à possibilidade de uma solução para a situação dos seus apoiantes. “Não se preocupem comigo (…) Tenho esperança que, de fora, venha alguma coisa para cá”, disse, aludindo à expectativa de receber apoio externo.
Bolsonaro também mencionou o seu filho, Eduardo Bolsonaro, deputado federal em função suspensa a seu pedido, que actualmente se encontra nos Estados Unidos. O filho do ex-Presidente está a liderar uma campanha para expor uma alegada perseguição política contra os ‘bolsonaristas’ e outros políticos conservadores em território brasileiro.