A cidade argentina de Bahía Blanca, localizada na província de Buenos Aires, foi severamente afectada por uma tempestade intensa que provocou a queda de mais de 290 milímetros de chuva desde a manhã até após o meio-dia de sexta-feira.
Até ao momento, as autoridades confirmaram a morte de seis pessoas, um número que pode aumentar devido à gravidade da situação.
Em comunicado nas redes sociais, o município informou sobre a tragédia, detalhando que entre as vítimas estão uma mulher encontrada em via pública e outras cinco pessoas, que também perderam a vida em diferentes locais da cidade. “Quanto ao número de mortos, o número sobe para seis: uma mulher na via pública nas ruas Paroissien e Rawson, quatro pessoas na via pública na área de Sarmiento às 1000 e uma pessoa em Cerri. Neste momento, dada a magnitude do desastre climático, não se pode descartar a existência de mais vítimas mortais”, afirmaram as autoridades.
A enchente causou o isolamento da cidade, com a interrupção do fornecimento de combustível e de electricidade, além da suspensão dos serviços de transporte público. O hospital municipal também foi afectado por vazamentos de água, comprometendo a prestação de serviços de saúde. As informações foram divulgadas pelo jornal argentino La Nación.
Cerca de mil pessoas foram evacuadas de áreas da cidade que se encontravam em condições críticas, cercadas ou submersas pela água.