Internacional SADC e EAC alargam equipa de mediação para resolver conflito no leste...

SADC e EAC alargam equipa de mediação para resolver conflito no leste da RD Congo

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Os blocos políticos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade da África Oriental (EAC) tomaram uma nova iniciativa na busca por uma solução pacífica para a ofensiva rebelde do M23, que tem castigado o leste da República Democrática do Congo (RD Congo). O anúncio foi feito ontem, através de um comunicado oficial.

A nova equipa de mediação, composta por cinco ex-chefes de Estado, inclui figuras proeminentes como Olusegun Obasanjo, da Nigéria, Kgalema Motlanthe, da África do Sul, e Sahle-Work Zewde, da Etiópia. O objectivo deste painel é facilitar o processo de paz, em substituição ao Presidente de Angola, que se retirou da mediação na passada segunda-feira, após anos de esforços infrutíferos para mitigar as tensões entre os governos da RD Congo e de Ruanda.

A situação no terreno tornou-se crítica na semana passada, quando o M23, um grupo rebelde apoiado por Ruanda, não compareceu às negociações de paz que decorriam em Angola e, subsequentemente, capturou a estratégica cidade de Walikale. O Governo de Ruanda, por sua vez, afirmou na rede social X que os líderes presentes na cimeira recente se comprometeram a encontrar uma solução política que atendesse às preocupações de segurança de todas as partes envolvidas.

A frustração do Governo angolano foi evidente após uma reunião inesperada organizada pelo emir do Qatar, que reuniu o Presidente congolês, Felix Tshisekedi, e o seu homólogo ruandês, Paul Kagame. Este foi o primeiro encontro directo entre os líderes desde o agravamento do conflito no final do ano passado. Na ocasião, Tshisekedi e Kagame emitiram uma declaração conjunta pedindo um cessar-fogo “imediato e incondicional”.

O M23 não participou nas negociações que poderiam ter sido a primeira oportunidade de diálogo directo com Kinshasa, especialmente após a União Europeia ter imposto sanções contra os rebeldes e as autoridades ruandesas.

Em paralelo, o Ministério da Defesa da África do Sul anunciou que a RD Congo e a África do Sul discutirão o “reforço das capacidades estratégicas de defesa congolesas”. Esta reunião acontece na sequência da visita de quatro dias do ministro da Defesa congolês, Guy Mwadiamvita, a Pretória. Actualmente, tropas sul-africanas estão destacadas no leste da RD Congo, no âmbito de uma missão internacional da SADC, cuja “retirada progressiva” foi anunciada recentemente.

As conversações entre a RD Congo e a África do Sul centrar-se-ão em áreas-chave de cooperação em matéria de defesa, com o intuito de fortalecer as capacidades de defesa entre as duas nações. Vale lembrar que, em Janeiro, catorze soldados sul-africanos perderam a vida durante a ofensiva do M23, que resultou na captura das cidades de Sake e Goma, esta última a capital da província de Kivu Norte.