Destaque Queda de avião em Honduras provoca pelo menos sete mortos

Queda de avião em Honduras provoca pelo menos sete mortos

Um trágico acidente aéreo abalou a Ilha de Roatan, quando um avião da companhia Lanhsa, que transportava 18 pessoas, se despistou durante a descolagem e caiu no Mar das Caraíbas. 

Até ao momento, as autoridades confirmaram que pelo menos sete pessoas perderam a vida, entre as quais se encontra o reconhecido músico Aurélio Martínez, uma figura emblemática da comunidade Garifuna na Honduras.

O avião, um Jetstream 41 de fabrico britânico, descolou do Aeroporto Juan Manuel Galvez com destino a La Ceiba, no território continental hondurenho. O major Wilmer Guerrero, dos bombeiros, revelou em conferência de imprensa que “dez pessoas foram resgatadas e o hospital acabou de nos informar que seis morreram”. Mais tarde, um corpo foi encontrado nas proximidades da aeronave, elevando o número de vítimas fatais para sete.

Aurélio Martínez, além de músico, era também membro do Parlamento, tendo conquistado um lugar importante na representação da sua comunidade. A directora do hospital público de Roatan, Ruth Cacho, confirmou a identidade do artista entre os falecidos, sublinhando a perda irreparável que a sua morte representa para o povo Garifuna e para a cultura hondurenha.

Recomendado para si:  Homem detido em Maputo por homicídio frustrado após conflito por telemóvel

O acidente foi descrito por Carlos Padilla, responsável pela aviação civil, que informou que o avião fez uma “curva apertada para a direita da pista, caindo na água”. A Polícia local apurou que a causa do sinistro se deveu a uma “aparente falha mecânica” nos motores da aeronave, que, após perder potência, afundou-se a cerca de um quilómetro da pista de descolagem.