Destaque Mais de mil moçambicanos detidos por mineração ilegal na África do Sul

Mais de mil moçambicanos detidos por mineração ilegal na África do Sul

Nos últimos meses, a província sul-africana de North West tem sido o cenário de uma intensa operação policial contra a mineração ilegal, resultando na detenção de mais de mil e cem cidadãos moçambicanos. 

Este esforço, que se estende desde Agosto do ano passado até à actualidade, é parte de uma abordagem mais ampla que viu a polícia local apreender um total de mais de mil e oitocentos mineiros ilegais, provenientes de diversos países, incluindo Lesotho, Zimbabwe, Malawi, República Democrática do Congo e a própria África do Sul.

A operação centrada na mina de Stilfontein revelou-se trágica, com as autoridades a recuperarem mais de noventa corpos sem vida. Dentre eles, apenas oito foram identificados e devolvidos às suas famílias, reflectindo a grave situação enfrentada pelos trabalhadores clandestinos da indústria mineira.

Para a realização desta operação, a polícia da província de North West revelou ter investido cerca de trinta e três milhões de rands. Esta quantia foi utilizada em esforços destinados à fiscalização e combate à actividade ilegal, que tem aumentado nas últimas décadas, trazendo consigo questões de segurança e saúde pública.

Recomendado para si:  Sudão: Ataques das forças de apoio rápido deixam 26 mortos no Cordofão do Sul

As detenções e a recuperação de corpos sem vida sublinham os perigos inerentes à mineração ilegal, não só para os trabalhadores, mas também para as comunidades circundantes. A situação levanta preocupações sobre as condições de vida e trabalho dos mineiros, muitos dos quais se aventuram em busca de melhores oportunidades económicas, mas acabam a enfrentar riscos mortais e a exploração.