Um acto de vandalismo chocante na zona de Mutava Rex, nos arredores da cidade de Nampula, onde uma residência foi incendiada com uma mãe de 30 anos e os seus quatro filhos dormindo no interior.
A tragédia foi evitada graças à presença de espírito da mãe, que, ao aperceber-se do incêndio, conseguiu derrubar uma das paredes da casa para escapar com as crianças.
De acordo com relatos de vizinhos, os indivíduos responsáveis pelo crime utilizaram arame para fechar a porta da habitação, que era construída em capim, lama e reboco de cimento. Posteriormente, enrolaram dois pneus e atearam fogo, abandonando o local em seguida.
Apesar da coragem demonstrada pela mãe, que conseguiu salvar a vida dos filhos, a família viu-se despojada de todos os seus bens materiais. No local, foram encontrados restos de roupas queimadas, colchões e utensílios, incluindo material escolar das crianças, agora reduzidos a cinzas.
A vítima, visivelmente abalada, não conseguiu articular palavras que explicassem a motivação por trás deste ato infame. Os vizinhos, por seu lado, expressaram profundo lamento pela situação e condenaram veementemente a ação, considerá-la uma ameaça à vida humana e ao bem-estar da comunidade.