Destaque Juiz ordena prisão do presidente da câmara de Istambul Ekrem Imamoglu, por...

Juiz ordena prisão do presidente da câmara de Istambul Ekrem Imamoglu, por corrupção

O juiz de um tribunal de Istambul decidiu pela prisão do presidente da câmara municipal, Ekrem Imamoglu, sob acusações de corrupção e terrorismo. 

A detenção de Imamoglu, ocorrida na passada quarta-feira, já tinha suscitado uma onda de protestos em várias cidades da Turquia, revelando a crescente tensão política no país.

Imamoglu, que é considerado o principal rival do actual presidente Recep Tayyip Erdogan, foi levado na noite de sábado, juntamente com 90 dos seus coarguídos, para o tribunal de Caglayan, onde se deu início ao processo judicial. Durante a noite, Imamoglu foi ouvido em duas ocasiões pela instância judicial, num ambiente marcado por uma forte presença policial, de acordo com informações da agência de notícias francesa AFP.

A decisão do juiz e os acontecimentos subsequentes têm amplificado o descontentamento social, com manifestantes a expressarem a sua indignação nas ruas, clamando por justiça e pela defesa da democracia. A situação continua a evoluir, com a expectativa de novas reacções tanto a nível local como internacional face à detenção do político, que goza de grande popularidade entre os cidadãos turcos.

Recomendado para si:  Gana: Naufrágio no lago Volta causa morte de pelo menos 15 pessoas