Dois indivíduos, tio e pai de duas menores, foram indiciados por violação sexual em casos ocorridos nas localidades de Xai-Xai e Limpopo, na província de Gaza.
As vítimas, de apenas 4 e 8 anos, foram alegadamente violentadas de forma sistemática pelos seus próprios familiares, conforme indicado pela Polícia da República de Moçambique (PRM).
Júlio Nhamussua, porta-voz da PRM, revelou que a investigação, que incluiu depoimentos de familiares e exames médicos, confirmou a gravidade das acusações. “Chegamos à conclusão de que as menores eram violadas regularmente pelos seus parentes. Os casos foram registados nos bairros 25 de Junho e 9 de Limpopo, além de Xai-Xai”, afirmou Nhamussua.
O tio das crianças confessou a prática dos crimes, enquanto o pai negou as acusações e alegou ser alvo de perseguição. “Estava sob efeito de álcool. A menor tocou-me nas partes íntimas e, sem querer, acabei por violá-la. O acto ocorreu na rua e sinto-me arrependido”, declarou o tio. Por outro lado, o pai das vítimas defendeu a sua inocência, afirmando que um jovem do bairro é o verdadeiro responsável. “Eu não cometi esse crime. Quando soube do que aconteceu, levei a minha filha ao hospital”, afirmou.
Os casos mais recentes de violação ocorreram nos dias 8 e 10 de Março. Nhamussua informou que a denúncia feita pela tia das menores levou a um trabalho de investigação rigoroso, que revelou que os indiciados aproveitaram a ausência de outros membros da família para perpetrar os seus actos.