Destaque Houthis atacam navio de guerra dos EUA em retaliação a operações militares...

Houthis atacam navio de guerra dos EUA em retaliação a operações militares no Iémen

O grupo rebelde iemenita dos Houthis reivindicou a realização de um ataque ao navio porta-aviões USS Harry Truman, em resposta à recente operação militar ordenada pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump contra os insurgentes no Iémen. 

A informação foi divulgada pelo porta-voz do grupo, Yahya Saree, que detalhou a execução da operação.

De acordo com Saree, o ataque foi realizado com um arsenal de 18 mísseis balísticos e de cruzeiro, além de um drone, numa manobra conjunta das forças de mísseis, da força aérea de drones e das forças navais do grupo. “O ataque foi parte de nossa estratégia de defesa e não hesitaremos em alvejar todos os navios de guerra americanos no Mar Vermelho e no Mar Arábico”, assegurou o porta-voz, referindo-se às operações militares conduzidas pelos Estados Unidos no território iemenita.

Até ao momento, a administração norte-americana não se pronunciou oficialmente sobre o incidente envolvendo o USS Harry Truman. Este navio já havia sido alvo de ataques dos Houthis nos últimos meses, parte de uma campanha mais ampla iniciada pelo grupo após o início da guerra na Faixa de Gaza, a qual visou embarcações de países aliados a Israel.

Recomendado para si:  Zelensky aplaude acordo em Gaza e manifesta esperança de paz na Ucrânia

A operação militar no Iémen, que representa a primeira ação significativa de Trump durante o seu segundo mandato, foi justificada pelo ex-presidente como uma medida para conter os ataques dos Houthis a navios comerciais na região. O impacto desses bombardeios tem sido devastador, com o Ministério da Saúde iemenita a reportar até agora 32 fatalidades, a maioria civis, e mais de 101 feridos.