As autoridades nacionais apreenderam, em Setembro de 2024, um total de 50 armas de guerra que, segundo informações, foram importadas por uma empresa associada ao actual Ministro do Interior, Paulo Chachine.
A empresa em questão, Nello Gonçalves Filho Espingardaria e Carreira de Tiros, Limitada, é acusada de ter apresentado falsas declarações durante o processo de importação do material bélico.
Segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), a empresa alegou que as armas eram destinadas à caça, enquanto, na realidade, tratam-se de armas de guerra. A Autoridade Tributária de Moçambique, através da nota n.º 381/AT/DGA-GDG/419/2024, datada de 20 de Setembro de 2024, solicitou ao Ministério do Interior o envio de técnicos para realizar uma peritagem física das armas retidas no Aeroporto de Mavalane.
Além disso, o CIP revelou que a Nello Gonçalves Filho Espingardaria e Carreira de Tiros, Limitada, estabeleceu um acordo que lhe garante a exclusividade na distribuição de armas da fabricante turca Sasa Defense Industry, conhecida pela produção e distribuição de armamento. A empresa de Paulo Chachine tornou-se representante da Sasa Defense Industry em Moçambique através da subsidiária da fabricante na África do Sul, a Panzer Arms.
O contrato, datado de 14 de Agosto de 2023, estabelece uma aquisição mínima de 1.000 armas à Panzer Arms num período que vai de 10 de Julho de 2023 a 10 de Julho de 2024. O documento, que possui o carimbo da empresa turca, especifica que as armas a serem adquiridas incluem espingardas semiautomáticas e Pump.
A situação gerou preocupação entre organizações da sociedade civil, que levantam questões sobre a possibilidade de favorecimento de empresas ligadas a membros do governo no sector do armamento. É importante notar que Chachine criou a sociedade em parceria com Pedro Manuel Prazeres Gonçalves, apenas um mês após assumir o cargo de Comandante do Ramo da Ordem e Segurança da Polícia, a 12 de Março de 2021.