A Alemanha anunciou o encerramento da sua embaixada no Sudão do Sul, em resposta a um alerta sobre o iminente risco de uma guerra civil no país.
A decisão foi comunicada pela ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, que expressou preocupações sobre a segurança dos diplomatas, destacando que “após anos de paz frágil, o Sudão do Sul está de novo à beira de uma guerra civil”.
A medida surge na sequência dos intensos combates entre as milícias do Exército Branco, pertencente à etnia Nuer, liderada pelo vice-Presidente Riek Machar, e o exército sul-sudanês, sob o comando do Presidente Salva Kiir, da etnia Dinka. Este confronto marca um reacender do conflito histórico entre os dois líderes políticos, que até então se viam forçados a manter uma aliança.
Os confrontos já resultaram em dezenas de mortes, e os líderes Machar e Kiir continuam a trocar acusações sobre a onda de violência, que, embora centrada a mais de 1.300 quilómetros da capital Juba, apresenta o risco de se alastrar para outras áreas do país. Baerbock alertou que “o Presidente Kiir e o vice-Presidente Machar estão a mergulhar o país numa espiral de violência”, instando-os a assumir a responsabilidade e a dar cumprimento ao acordo de paz firmado em 2018, que havia posto fim a um conflito devastador.
Recentemente, Salva Kiir demitiu o governador do estado do Alto Nilo, aliado da oposição, nomeando um general em seu lugar, uma decisão controversa que contraria o entendimento alcançado no acordo de paz de 2018. A nova nomeação de Koang Chuol Ranley para o cargo suscita tensões adicionais no contexto da actual onda de violência, que iniciou após um ataque da milícia do Exército Branco a uma guarnição governamental na cidade de Nasir.
O Sudão do Sul enfrenta a ameaça real de um regresso a um estado de guerra, similar ao período entre 2013 e 2018, que resultou na morte de cerca de 400 mil pessoas e deixou quatro milhões de deslocados. A implementação dos termos do acordo de paz continua a ser uma preocupação, uma vez que muitos destes ainda não foram cumpridos.