Destaque SERNIC recupera armamento roubado durante as manifestações

SERNIC recupera armamento roubado durante as manifestações

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) revelou a apreensão de uma arma do tipo AKM-47 e várias munições, supostamente oriundas de roubos em esquadras da Polícia da República de Moçambique (PRM) durante as recentes manifestações violentas que assolaram o país.

Em conferência de imprensa, a porta-voz do SERNIC, Enina Tsinine, afirmou que as investigações estão em curso para determinar o envolvimento de um indivíduo detido, que se encontrava na posse de 35 munições – 34 destinadas à arma AKM-47 e uma de pistola. A referida arma foi descoberta por um cidadão em um bairro da periferia, que prontamente reportou a situação ao SERNIC, permitindo a sua recuperação.

“Tendo em conta a gravidade dos casos criminais, é nosso dever apresentar estas situações. O indivíduo detido afirma que as munições lhe foram entregues por um amigo após um arrombamento na 3ª Esquadra. Quanto à AKM-47, esta teria sido encontrada na zona do Trim-Trim e também foi roubada de uma subunidade policial. Além disso, foram recuperadas as munições e o respectivo carregador”, explicou Tsinine.

Recomendado para si:  Acidente rodoviário em Namacurra resulta em 11 feridos

Na mesma ocasião, o SERNIC apresentou dois suspeitos apanhados em flagrante por vandalizarem e roubarem numa quinta situada no distrito de Meconta.

Os indivíduos foram interceptados pelos investigadores do SERNIC enquanto tentavam vender componentes de um tractor que haviam vandalizado na propriedade, pertencente a um cidadão de nacionalidade portuguesa.

Esta ação do SERNIC surge após a PRM ter recuperado, na semana passada, cinco armas e várias munições, que foram também roubadas nas 3ª e 5ª esquadras da polícia localizadas no bairro de Namicopo, na cidade de Nampula. Essas esquadras foram alvo de vandalismo e destruição por manifestantes que exigiam a contestação dos resultados das últimas eleições realizadas em Moçambique, em apoio a Venâncio Mondlane.