Destaque Ataque terrorista em Cabo Delgado causa mortes e deixa dezenas de feridos

Ataque terrorista em Cabo Delgado causa mortes e deixa dezenas de feridos

Um ataque terrorista na aldeia de Litanduca, a mais de 30 quilómetros do distrito de Macomia, resultou na morte de pelo menos três civis e deixou dezenas de feridos. 

O incidente ocorreu no dia 8 de Fevereiro, quando indivíduos armados, supostamente pertencentes a grupos rebeldes, invadiram a localidade, disparando contra a população para a dispersar.

“Os terroristas entraram a disparar para dispersar a população e nisso atingiram três civis”, afirmou um membro da força local, composta por antigos combatentes da luta pela libertação nacional, que colaboram com as autoridades no combate à insurgência.

Em consequência do ataque, a população de Litanduca abandonou a aldeia em massa, refugiando-se na sede do distrito de Macomia. “Ninguém está na aldeia, a maioria fugiu para Macomia”, confirmou a mesma fonte.

O distrito de Macomia, localizado ao longo da estrada nacional EN380, encontra-se no centro da província de Cabo Delgado, a cerca de 200 quilómetros da cidade de Pemba, capital provincial. Esta região tem sido alvo de ataques frequentes de grupos armados desde 2017, resultando em um aumento preocupante no número de deslocados e vítimas civis.

Recomendado para si:  Mulotana: Mais de 60 mil habitantes terão água canalizada até Dezembro