Destaque Trump lança operação para detenção de imigrantes ilegais em Chicago

Trump lança operação para detenção de imigrantes ilegais em Chicago

Uma força-tarefa destinada a deter imigrantes ilegais foi implementada na cidade de Chicago, como parte da política anti-imigração do novo governo de Donald Trump. 

A operação, que iniciou no passado domingo, foi anunciada pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), que emitiu um comunicado destacando o reforço das acções para a aplicação da legislação de imigração dos Estados Unidos.

Na sua declaração, o ICE afirmou que a operação visa “manter criminosos estrangeiros potencialmente perigosos fora das nossas comunidades”, sublinhando uma abordagem firme e prioritária na implementação da lei.

A iniciativa conta com a colaboração de várias agências federais, incluindo o FBI, a ATF (Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos), a DEA (Administração de Combate às Drogas) e o CBP (Serviço de Fronteiras e Protecção Aduaneira), além do Serviço de Delegados dos EUA.

A nova política de imigração já gerou controvérsias, especialmente após a recente deportação de cidadãos brasileiros. Na semana passada, relatos indicaram que imigrantes brasileiros foram algemados e acorrentados durante o processo de deportação. O governo brasileiro rapidamente interveio, resgatando os deportados e recebendo denúncias de alegações de agressões físicas por parte das autoridades americanas durante a detenção.

Recomendado para si:  União Africana suspende Madagáscar após tomada de poder militar e destituição de Rajoelina