Destaque Membros da Renamo apresentam providência cautelar contra Ossufo Momade

Membros da Renamo apresentam providência cautelar contra Ossufo Momade

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Um grupo de membros e simpatizantes da Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, apresentou uma providência cautelar ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo contra o presidente do partido, Ossufo Momade.

A acção, submetida na última sexta-feira, alega violações dos estatutos da Renamo por parte do seu líder.

De acordo com Sérgio Matsinhe, advogado que representa o grupo, a principal queixa refere-se à falta de transparência na prestação de contas do partido. “O presidente está a violar o estatuto número seis da Renamo, que trata do direito de prestação de contas. Estas contas devem ser apresentadas a todos os membros, e não apenas a um pequeno grupo próximo ao presidente”, afirmou Matsinhe, defendendo a necessidade de maior clareza no funcionamento interno do partido.

Armindo Dimande, representante do grupo que contesta a liderança de Momade, reforçou a necessidade de se respeitarem os direitos dos membros da Renamo, especialmente num momento em que o partido enfrenta uma crise interna.

Em resposta às alegações, a Renamo, por meio de Domingos Gundana, chefe-adjunto nacional de Mobilização, afirmou desconhecer a existência de tal providência cautelar, não havendo até ao momento uma posição oficial do partido sobre o caso.