Economia Governo dos EUA destina 450 mil dólares para vítimas do Ciclone Chido...

Governo dos EUA destina 450 mil dólares para vítimas do Ciclone Chido em Moçambique

O governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou a disponibilização de 450 mil dólares para apoiar os esforços de ajuda de emergência em resposta aos impactos do Ciclone Tropical Chido em Moçambique.

Segundo um comunicado citado pela AIM, a USAID destacou que este financiamento será crucial para atender às necessidades urgentes das populações afectadas na província de Cabo Delgado, com foco especial em abrigo, água, saneamento e higiene (WASH).

Uma das subvenções será gerida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Assistência (ADRA), enquanto outras acções de resposta rápida ficarão a cargo da CARE International. Além disso, parceiros humanitários da USAID estão a mobilizar recursos adicionais para suprir as necessidades imediatas.

O ciclone Chido trouxe chuvas torrenciais e ventos fortes, resultando em perdas humanas, feridos e destruição significativa de habitações e infraestruturas, especialmente no sul da província de Cabo Delgado e áreas adjacentes.

O comunicado também enfatiza que os EUA continuarão a cooperar estreitamente com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) para coordenar a resposta ao ciclone.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

“O Governo dos EUA reconhece os enormes desafios enfrentados pelas pessoas afectadas e reafirma a nossa solidariedade. A nossa assistência fornecerá ajuda vital às pessoas mais impactadas pelo ciclone, ajudando a aliviar o sofrimento humano e a apoiar os esforços de recuperação”, afirmou a USAID.

O governo dos EUA mantém o compromisso de apoiar Moçambique na resposta a esta emergência e de fortalecer a resiliência do país a futuros desastres naturais.