Um sismo de magnitude 7,3 abalou a costa de Vanuatu na terça-feira, causando danos significativos e levando ao encerramento das embaixadas dos Estados Unidos e da França na capital, Porto Vila.
O tremor foi registado a uma profundidade de 57 quilómetros e foi seguido por uma réplica de magnitude 5,5 na mesma região.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu próximo de Porto Vila, provocando uma onda de destruição.
Testemunhas no local relataram a existência de vítimas mortais e danos extensivos, incluindo a queda de pontes e o deslizamento de terras, que afectaram gravemente a infra-estrutura da cidade.
O impacto do sismo foi tão severo que a embaixada dos Estados Unidos em Vanuatu anunciou o seu encerramento “até nova ordem”. A missão diplomática comunicou, através de uma mensagem publicada na rede social X, que o edifício sofreu “danos consideráveis”.
A embaixada aconselhou os cidadãos norte-americanos presentes em Vanuatu a entrarem em contacto com a representação dos EUA na Papua-Nova Guiné caso necessitem de assistência.