Grupos armados do sul da Síria conquistaram, o posto fronteiriço de Nassib com a Jordânia, anteriormente sob controlo das forças governamentais sírias.
A informação foi divulgada por uma organização síria, logo após a Jordânia ter anunciado o encerramento do referido posto.
Rami Abdul Rahman, director do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), confirmou à agência de notícias francesa AFP que “as facções armadas locais tomaram o controlo do posto fronteiriço de Nassib, bem como dos postos de controlo e das cidades vizinhas”. A situação no terreno tem gerado tensões significativas, uma vez que o local já havia estado sob domínio rebelde até a sua recuperação pelas forças governamentais em 2018.
Nas redes sociais, activistas da oposição síria partilharam vídeos que documentam a invasão do posto fronteiriço. A captura deste estratégico ponto faz parte de um contexto mais amplo de confrontos entre as forças governamentais e os grupos rebeldes, que continuam a lutar pelo controlo de várias áreas do país devastado pela guerra.
Além disso, informações da agência Reuters indicam que os rebeldes sírios também avançaram para os limites da cidade de Homs, uma das cidades mais afectadas pelo conflito. Através da plataforma Telegram, o grupo insurgente fez um apelo para que as forças sírias se afastem, intensificando assim a pressão sobre o governo.